Qual a função do Sistema de Escapamento do seu Caminhão, você sabe?

Qual a função do Sistema de Escapamento do seu Caminhão, você sabe?

A principal função dos sistemas de escapamentos é filtrar e conduzir para fora do motor, os gases gerados após a queima do combustível, além de, reduzir a poluição sonora e auxiliar no bom desempenho do veículo.

O sistema de escapamento é composto por diferentes tipos de peças. O Coletor de Escape, por exemplo, tem como função captar os gases que são emitidos todas as vezes que o combustível é queimado e enviá-los ao sistema de escapamento. Os tubos flexíveis tem a função de aumentar a vida útil do sistema de escapamento, diminuindo os impactos da estrada. Outra peça importante é o Silencioso ou Silenciador que tem como função básica reduzir os barulhos gerados pelo motor. O Catalisador também é uma peça fundamental que tem a capacidade de reduzir em até 95% a toxidade dos gases, tornando-os menos nocivos ao liberar para o meio ambiente.

Desde 2012 este novo sistema de escapamento dos caminhões, possui tratamento químico e adição de aditivo que permite a purificação dos gases, sendo conhecido como Euro 5.

Outro detalhe importante sobre os escapamentos é a manutenção. Com o tempo, e principalmente devido à oxidação, é natural que algumas peças se deteriorem. A principal causa da oxidação é a agua que acaba sendo liberada pelo motor no momento da combustão. Os combustíveis adulterados possuem água na sua composição, prejudicando o sistema de escapamento.

Vale ressaltar que a peça deteriorada deve ser substituída por uma peça nova, evite consertos ou remendos, o estrago e os gastos podem ser muito maiores depois.

A Fabbof conta com uma linha completa em Escapamentos. São mais de 1.000 itens compatíveis com diversas Marcas, desenvolvidos e produzidos com toda a experiência e qualidade Fabbof.